da Escola Secundária com 3º ciclo de Ferreira Dias

Desafios Seguranet 2011

Outubro 2010

Desafio 1 – Segurança do Computador


Pergunta nº 1

Que medidas se devem adoptar para manter o computador protegido?
  1. Manter o Sistema Operativo actualizado;
  2. Instalar um Antivírus e um Antispyware;
  3. Ter uma Firewall sempre activa;
  4. Todas as respostas anteriores são correctas

Pergunta nº 2

Qual a importância da actualização do Sistema Operativo?
  1. É importante para uma melhor desempenho das ventoinhas do processador;
  2. b. É importante porque por vezes são corrigidas falhas de segurança do computador;
  3. É importante para uma melhor desempenho das portas USB do computador;
  4. Todas as respostas anteriores são correctas.

Pergunta nº 3

Como se podem manifestar os vírus de computador?
  1. Os programas do computador demoram mais tempo a carregar do que o normal;
  2. O disco rígido do computador encontra-se constantemente sem espaço livre;
  3. Novos ficheiros aparecem no sistema sem razão aparente;
  4. d. Todas as respostas anteriores são correctas.

Pergunta nº 4

Como funciona uma Firewall?
  1. a. A firewall examina a informação que recebe e envia para a Internet. Identifica e bloqueia informações que são fornecidas a partir de locais perigosos ou que pareçam suspeitas.
  2. Inspecciona periodicamente todo o computador para verificar se existem ficheiros corrompidos e depois remove os vírus existentes.
  3. Detecta e remove adwares e spywares.

Pergunta nº 5

Como é que se pode dificultar o acesso ao computador, através da Internet, dos utilizadores com intenções maliciosas?
  1. Fazendo cópias de segurança, regularmente;
  2. Fechando o navegador da Internet (o browser) após cada utilização;
  3. Contactando os serviços de apoio;
  4. d. Utilizando uma firewall.

Novembro 2010

Desafio 2 – O uso educativo da Web


Pergunta nº 1

Ao utilizar informação recolhida na Internet devemos…
  1. …assumir que a informação é da nossa autoria.
  2. …mencionar sempre as fontes de referência.
  3. …fazer copiar/colar (copy/paste) da informação encontrada.

Pergunta nº 2

Ao pesquisar informação na Internet, qual a atitude correcta a adoptar?
  1. Comparar a informação encontrada com outras fontes;
  2. Tomar como certa toda a informação encontrada;
  3. Não confiar na informação disponível na Internet.

Pergunta nº 3

Ao utilizares fontes de informação existentes na Internet, podes:
  1. Utilizar livremente o que necessitares sem ter de referir de onde retiraste a informação;
  2. Utilizar pequenos excertos de texto indicando sempre o autor, a data e o sítio na Internet de onde os retiraste;
  3. Modificar o texto original sem fazeres qualquer referência ao autor.

Pergunta nº 4

Tens de realizar um trabalho escolar recorrendo à Internet. Qual dos seguintes procedimentos é o correcto?
  1. Utilizar várias fontes de informação, citando-as, e resumindo as ideias principais por palavras tuas.
  2. Copiar as informações exactamente como as encontras, sem citar as fontes.
  3. Recorrer a software de partilha de ficheiros peer-to-peer para aceder a ficheiros partilhados sem o consentimento dos seus autores.

Pergunta nº 5

Ao mencionares um site da Internet nas referências bibliograficas de um trabalho, deves indicar:
  1. O autor (se estiver identificado) e o título da página (se estiver explícito);
  2. Os contactos disponibilizados no site: morada, telemóvel e e-mail;
  3. O endereço web e a data de acesso;
  4. O referido nas alíneas a) e c);
  5. O referido nas alíneas a), b) e c).

Dezembro 2010/Janeiro 2011

Desafio 3 – Comércio Electrónico


Pergunta nº 1

Ao efectuarmos uma compra online que cuidados devemos ter em conta para que esta actividade se realize com segurança?
  1. Confirmar a fiabilidade do sítio, se existe de facto uma empresa a representar esse sítio;
  2. Verificar se o sítio contém indicações gerais, como o endereço da sede e o número de telefone;
  3. Ter atenção aos sítios que pedem a indicação do número do cartão de crédito como prova da maioridade do utilizador, mas, na realidade, o usam para o vincular, automaticamente, a um contrato ou uma assinatura;
  4. Todas as respostas anteriores são correctas.

Pergunta nº 2

Qual das seguintes atitudes é incorrecta?
  1. Decorar as passwords e os outros códigos de acesso;
  2. Alterar regularmente as passwords e os outros códigos de acesso;
  3. Configurar os programas para guardar sempre as passwords e os outros códigos de acesso no computador pessoal, para não haver esquecimento;
  4. Escolher senhas difíceis de decifrar (evitar passwords que envolvam o número de telefone, a data de nascimento, etc).

Pergunta nº 3

Que cuidados se devem ter em conta quando se consultam as contas bancárias on-line?
  1. Quando terminar a operação basta fechar o browser;
  2. Quando terminar a operação não fechar o browser mas terminar a sessão: para isso, clique no botão com a indicação de Sair, Terminar ou outra semelhante;
  3. Ao realizar transacções monetárias na Internet, não fazer mais nada até ter terminado. Não abrir outras janelas do browser, não utilizar programas de partilha de ficheiros nem o e-mail;
  4. As alíneas b) e c) estão correctas.

Pergunta nº 4

O e-mail não deve ser utilizado…
  1. …para trocar informações, para receber eventuais confirmações de recepção de encomendas e afins;
  2. …para trocar informações respeitantes a pagamentos onde figuram o número do cartão de crédito, da conta bancária, etc.
  3. …porque é uma forma de identificar o utilizador;
  4. …porque o utilizador pode vir a ser vítima de SPAM.

Pergunta nº 5

Que cuidados se devem ter para que uma compra online se realize com segurança?
  1. Guardar cópias, em papel, da encomenda e dos e-mails trocados com a empresa;
  2. Ao receber a encomenda, verificar se o produto se encontra em bom estado. Se assim não for, o consumidor tem direito à substituição do produto ou simplesmente a devolvê-lo, sendo, neste caso, reembolsado;
  3. Não esquecer que, normalmente, se pagam despesas de envio. Alguns sítios não cobram despesas se se fizer compras superiores a um determinado montante ou se se estiver disposto a esperar alguns dias para que as compras cheguem;
  4. Todas as respostas anteriores são correctas.

Fevereiro 2011

Desafio 4 – Cyberbullying


PERGUNTA Nº 1

O que é o Cyberbullying?
  1. O Cyberbullying é a forma virtual de praticar Bullying. Uma modalidade que preocupa especialistas, pais e educadores, em todo o mundo, pelo seu efeito multiplicador do sofrimento das vítimas. Na sua prática utilizam-se as modernas ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, com o intuito de maltratar, humilhar e constranger. É uma forma de ataque perversa que extrapola em muito os muros da escola, podendo atingir dimensões incalculáveis.
  2. É a prática de comportamentos deliberados, repetidos e hostis, praticados por um indivíduo ou grupo, com a intenção de prejudicar outrem, sem envolver o uso de tecnologias de informação e comunicação.
  3. É uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para apoiar as vítimas de agressão.

PERGUNTA Nº 2

A prevenção é o melhor meio de evitar os efeitos do Cyberbullying. Quais das seguintes atitudes são correctas?
  1. Não partilhar dados pessoais. São muitos os riscos de fornecer dados pessoais a terceiros, nomeadamente o roubo de identidade e a manipulação de imagens.
  2. Ser correcto na comunicação online. Um dos efeitos nefastos do Cyberbullying é o de poder levar a vítima a retaliar e a tornar-se, ela mesma, uma agressora.
  3. Todas as opções anteriores estão correctas.

PERGUNTA Nº 3

Se fores vítima de Cyberbullying que atitudes deves adoptar?
  1. Falar com os teus pais, professores ou outras pessoas em quem confies. A comunicação entre ti e essas pessoas ajuda-te a defenderes-te, evitando o isolamento.
  2. Guardar as mensagens, ou e imagens, de Cyberbullying. Embora não sejam agradáveis, estas podem servir de prova caso o assunto assuma proporções tais que seja necessária a intervenção de entidades especializadas.
  3. Mudar de conta de correio electrónico ou por exemplo, de número de telemóvel. No entanto mantém as contas, ou número de telemóvel antigos, para ajudar as autoridades competentes a resolver a situação.
  4. Todas as opções anteriores estão correctas.

PERGUNTA Nº 4

Quais das seguintes opções são exemplos de métodos usados pelos praticantes do Cyberbullying?
  1. Ameaças/perseguições;
  2. Roubo de identidade ou de palavras-chave;
  3. Criação de páginas de perfil falsas;
  4. Todas as opções anteriores estão correctas.

PERGUNTA Nº 5

Podes ser vítima de Cyberbullying:
  1. No chat;
  2. Nos jogos online;
  3. No Facebook;
  4. No telemóvel;
  5. Todas as opções anteriores estão correctas.


Março 2011

Desafio 5 – As redes sociais

Pergunta nº 1

Se alguém com quem comunicas numa rede social te convidar para um encontro, o que deves fazer?
  1. Aceitar imediatamente;
  2. Aceitar, mas pedir a um amigo que te acompanhe;
  3. Falar com os teus pais sobre o assunto e, se fores, ir acompanhado por um adulto e  marcar o encontro num local público;
  4. Pedir ao teu amigo o número de telefone, de modo a poderes marcar o encontro num local seguro.

Pergunta nº 2

Se publicares uma fotografia tua numa rede social, e se mais tarde quiseres apagá-la, o que pode acontecer?
  1. Depois da fotografia ter sido publicada online, perdeste todo o controlo sobre ela e é possível que nunca mais a consigas apagar definitivamente da Rede;
  2. A fotografia só pode ser removida pelo administrador da rede social;
  3. Tu próprio podes remover a fotografia da rede social.

Pergunta nº 3

Das seguintes frases, qual é a incorrecta?
  1. As tuas fotografias com os teus amigos são consideradas dados pessoais;
  2. Deves evitar publicar fotografias que permitam a tua identificação;
  3. Deves pensar antes de publicar uma fotografia. Pensa como te sentirias se esta fosse vista pelos teus pais, pelos teus professores ou por um futuro empregador;
  4. A publicação de fotografias pessoais, nas redes sociais, não levanta nenhum problema porque todos os utilizadores destas redes são de confiança.

Pergunta nº 4

Como criar um perfil seguro no Facebook?
  1. Proteger a conta com uma palavra-chave segura (misturar letras, números, símbolos e usar um mínimo de seis caracteres).
  2. Utilizar as definições de privacidade. A forma mais fácil de nos certificarmos que um estranho não possa aceder à nossa informação é pressionar a opção “Apenas amigos”. Assim. só os nossos “amigos”, ou pessoas que fazem parte da lista de contactos, podem aceder às informações.
  3. Proteger as nossas fotos. Personalizar as definições de privacidade e permitir apenas que algumas pessoas da nossa confiança as possam ver.
  4. Todas as opções anteriores são correctas.

Pergunta nº 5

Quais dos seguintes conselhos promovem a utilização segura das redes sociais?
  1. Não deixar que o motor de busca memorize as palavras-chave. Caso o faça, alguém que use o nosso computador vai poder colocar na rede social informações no nosso perfil, levando os nossos amigos ao engano.
  2. Evitar partilhar a nossa localização, horários e rotinas. Se, no entanto, o quisermos fazer, fazê-lo para grupos restritos e nos quais tenhamos confiança.
  3. Cuidado com as ligações partilhadas nas redes sociais. Podemos pensar que estamos a clicar num link seguro, mas podemos ser vítimas de software malicioso.
  4. Todas as opções anteriores se encontram correctas.


Abril 2011

Desafio 6 – Jogos e Consolas


Pergunta nº 1

Que tipo de cuidados deves ter quando jogas online na tua consola de jogos?
  1.   Nunca revelar informações pessoais (por exemplo, o nome, a idade, ou o endereço de
    casa);
  2. Não mostrar fotografias pessoais ou de amigos e familiares;
  3. Escolher nomes de ecrã ou de personagens adequados. Estes nomes não devem ser  reveladores de nenhuma informação pessoal, nem ser um convite a potencial assédio;
  4. Tentar jogar sempre que possível com amigos offline, evitando, desta forma, conversar com desconhecidos;
  5. Todas as anteriores.

Pergunta nº 2

Supondo que te chamas Filipa Soares, qual destes nomes consideras mais adequado como
nome de ecrã (nickname)?
  1. filipasoares;
  2. fsoares;
  3. filipa;
  4. palifi.

Pergunta nº 3

Quais dos seguintes comportamentos podem ser reveladores de dependência dos Jogos
electrónicos?
  1. Mentir a respeito da quantidade de horas online;
  2. Falta de convívio social;
  3. Sentir desconforto quando não se pode jogar;
  4. Tendência para voltar a jogar excessivamente após uma interrupção;
  5. Todas as anteriores.

Pergunta nº 4

Qual das seguintes situações podem evitar a acção dos “griefers”(griefer é um jogador que deliberadamente irrita e perturba os outros jogadores.)?
  1. Criar jogos online privados. A maior parte dos jogos online permite que os jogadores tornem os seus jogos exclusivos, nos quais só os amigos estão autorizados a jogar;
  2. Seleccionar sítios com códigos de conduta e termos de serviço de cumprimento obrigatório, que tenham administradores de jogo em permanência que possam banir os
    “griefers”;
  3. Identificar falhas dos jogos que possam ser exploradas, ou novos métodos de fazer batota. Se acontecer comunicá-las ao administrador do site de jogos;
  4. Todas as anteriores.

Pergunta nº 5

Se um jogador desconhecido mostrar interesse em conhecer-te pessoalmente, que atitude deves adoptar?
  1. Nunca aceitar encontrar-me com alguém pessoalmente. Se alguém me fizer essa proposta, aviso os meus pais ou uma pessoa mais velha de confiança;
  2. Todos os jogadores são de confiança. Por isso, não há risco em conhecer alguém pessoalmente;
  3. Se verificar através da conversação por voz (voice chat) que a pessoa é de confiança, não haverá problema em conhecê-la pessoalmente.


Maio 2011

Desafio 7 –Telemóveis


Pergunta nº 1

Das seguintes situações, qual é a verdadeira?
  1. Nos telemóveis não existe o perigo de spam (mensagens de texto ou outras contendo informação/publicidade não solicitada);
  2. Os vírus não se propagam nos telemóveis com ligação à Internet, pelo que não é necessário nenhum cuidado especial na transferência de dados;
  3. Com o Bluetooth ligado, é possível a terceiros aceder sem autorização às informações do nosso telemóvel.

Pergunta nº 2

Quando utilizas o telemóvel, qual das seguintes questões deves ter em atenção?
  1. Escrever e caminhar: embora pareça fácil, estar atento ao caminho e ao mesmo tempo escrever mensagens de texto, pode revelar-se perigoso.
  2. Evitar furtos: a importância da discrição quando se usa um telemóvel em locais públicos é o primeiro passo para evitar problemas. Por isso, não coloques o telemóvel à vista de todos;
  3. Tarifário e registo de chamadas: é importante saber qual o tarifário mais adequado ao uso que fazes do telemóvel e saberes quanto gastas em média, para evitares despesas excessivas;
  4. Todas as anteriores.

Pergunta nº 3

Se receberes um SMS, de origem desconhecida e com este conteúdo: “Olá, não nos vemos já há imenso tempo e tenho imensas saudades tuas… Vamos marcar um café para um dia destes e matar saudades?”. Que atitude deves adoptar?
  1. Não respondo porque não conheço o emissor e porque posso ser vítima de phishing (subscrever algum serviço ou receber respostas automáticas pagas);
  2. Responderia de imediato “Desculpe mas não reconheci o seu número, eu chamo-me xxxx, não se terá enganado?”;
  3. Não respondo porque tenho que economizar o meu saldo.

Pergunta nº 4

Que regras cívicas devemos ter em atenção quando utilizamos o telemóvel?
  1. Em actos públicos e espectáculos devemos desligar o telemóvel. Os telemóveis incomodam não só quem assiste, mas também quem está a falar publicamente;
  2. Durante as reuniões de trabalho/grupo evita atender o telemóvel. Se tiveres mesmo que atender, sai da sala, para não prejudicares o trabalho dos outros;
  3. Durante as refeições, em casa ou em restaurantes, evita atender o telemóvel. Se tiveres mesmo que atender, pede desculpa às outras pessoas e levanta-te da mesa para o fazeres;
  4. Todas as anteriores.

Pergunta nº 5

Se receberes uma chamada não identificada:
  1. Deves atender a chamada porque o assunto pode ser urgente;
  2. Não deves atender, porque não sabes quem te quer ligar e se for uma pessoa conhecida vai deixar certamente uma mensagem;
  3. Deves atender a chamada, porque se alguém nos quer contactar devemos responder.



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